Resumo da semana
(Foto: Reprodução)
Twitter registra lucro pela primeira vez em 12 anos
Após 12 anos desde que foi fundado e quatro anos operando no prejuízo depois de fazer sua estreia na bolsa de valores, o Twitter registrou algum lucro pela primeira vez. É o que diz o último relatório fiscal da empresa, liberado nesta semana.
De acordo com os dados partilhados pelo Recode, o Twitter registrou uma receita de US$ 732 milhões no último trimestre de 2017. Desse valor, a empresa tirou US$ 91 milhões de lucro líquido. É um avanço de 2% em relação ao mesmo período de um ano antes.
É também a primeira vez que o Twitter registra crescimento de receita em um período de um ano, desde o último trimestre de 2016. Entretanto, o relatório fiscal mais recente da empresa não trouxe apenas boas notícias para os investidores.
Em um ano, o Twitter não viu qualquer mudança no seu número de usuários mensais. No terceiro trimestre de 2017, a rede social viu um acréscimo de 4 milhões de usuários ativos por mês, mas nos três meses seguintes, nenhum novo usuário mensal foi registrado.
O número de usuários diários, porém, cresceu 12%. O problema, como explica o Recode, é que o Twitter não revela o número total de usuários, nem por dia e nem por mês. A empresa só divulga as variações, quantas pessoas entraram e quantas saíram.
De onde vem esse lucro
Um detalhe no relatório fiscal do último trimestre parece explicar o que o Twitter fez para acabar com o jejum de lucros. A empresa reduziu em 28% suas despesas com opções de ações para funcionários, prática comum em empresas de tecnologia.
Opções de ações são benefícios oferecidos por muitas empresas e funcionam como um dinheiro "a receber". O funcionário ganha o direito de vender ou comprar ações da sua empregadora na bolsa por um preço pré-definido e que estão reservadas para ele caso ele queira investir seu dinheiro na empresa que o contrata.
Na prática, esse é um dinheiro que o próprio mercado de ações vai se encarregar da pagar ao funcionário, não a empregadora, mas funciona como uma maneira de atrair talentos no Vale do Silício, assim como vale alimentação e convênio médico, por exemplo. O problema é que opções de ações nas mãos de funcionários representam menos ações à venda no mercado.
No fim das contas, como explica o VentureBeat, esse dinheiro reservado e que não pode ser usado acaba sendo contabilizado como uma despesa pelo departamento financeiro da companhia. No último trimestre de 2016, o Twitter registrou gastos de US$ 138 milhões somente com opções de ações para funcionários.
Tudo isso certamente comprometeu o dinheiro que a empresa faturou no mesmo período, fazendo com que os gastos do Twitter fossem maiores do que a receita, resultando no prejuízo. No último trimestre de 2017, porém, o dinheiro reservado para opções de ações caiu para US$ 102 milhões, e no mesmo trimestre, a empresa registrou lucro - ou seja, ganhou mais do que gastou.
Oferecer opções de ações para funcionários continua sendo uma prática comum no Twitter e no restante do Vale do Silício, mas, aparentemente, pelo menos a empresa do microblog aprendeu a ser um pouco mais consciente em relação a esse tipo de despesa.
Via: Olhar Digital
Facebook perde 1 milhão de usuários em sua terra natal; queda é a 1ª na história da rede social
Por G1
Apesar de o Facebook ganhar 32 milhões de novos usuários em todo mundo no quarto trimestre de 2017, a empresa viu o volume de pessoas que acessam a rede social cair em 1 milhão em sua terra natal no período.
De acordo com dados financeiros anunciados pela empresa nesta quarta-feira (31), o número de usuários no Canadá e nos Estados Unidos caiu de 185 milhões, antes os 184 milhões registrados no terceiro trimestre do ano passado. É a primeira vez que a companhia enfrenta uma redução no contingente de usuários ativos na região em que nasceu.
Esse número conta apenas as pessoas que acessam o Facebook todos os dias. O total de usuários da rede social, que contabiliza o total de indivíduos que se logaram pelo menos uma vez no mês, permaneceu estável em 239 milhões.
Por outro lado, o Facebook conseguiu elevar para US$ 26,76 a receita obtida com cada usuário norte-americano e canadense, uma alta de 35% na comparação ano a ano.
No mundo, a rede social viu sua base de usuários mensais chegar a 2,13 bilhões entre outubro e dezembro do ano passado, um crescimento de 14% em relação ao mesmo período de 2016.
No ano, o número de usuários ativos diários subiu para 1,4 bilhão. Só que os 32 milhões de novos membros da rede social no quatro trimestre representam o menor acréscimo trimestral em dois anos.
Horas gastas menor
Nos últimos meses, o Facebook promoveu uma série de mudanças:
- Reduziu a exibição de publicações de empresas no feed de notícias das pessoas e ampliou os posts de familiares e amigos;
- Diminuiu o alcance de postagens de veículos de imprensa, como um efeito colateral de sites de “notícias falsas”.
Não está claro se essas alterações foram as responsáveis por diminuir o número de usuários na plataforma na América do Norte.
O Facebook admite, no entanto, que essas mudanças afastaram as pessoas.
“Nós estimamos que essas atualizações reduziram o tempo gasto no Facebook em cerca de 5% no quarto trimestre. Colocando de outra forma: nós fizemos mudanças que reduziram o tempo gasto no Facebook em 50 milhões de horas por dia para fazer que o tempo seja mais bem gasto”, afirmou Mark Zuckerberg, presidente-executivo do Facebook.
Receita maior
O Facebook registrou salto de 47% na receita no quarto trimestre de 2017, para US$ 12,97 bilhões. A receita para todo o ano também cresceu 47%, para US$ 40,65 bilhões.
O lucro líquido atribuído aos acionistas do Facebook aumentou para US$ 4,27 bilhões, ante US$ 3,56 bilhões no mesmo período do ano anterior. A alta foi de quase 20%.
A receita total de publicidade foi de US$ 12,78 bilhões no quarto trimestre, acima da estimativa do mercado. O faturamento de anúncios para dispositivos móveis representou 89% do total de vendas publicitárias, ante 84% um ano antes.
via: G1
Saiu! MC Loma lança clipe para o hit do carnaval no canal KondZillaO vídeo da versão profissional de Envolvimento foi gravado em um condomínio no Guarujá, litoral de São Paulo
(Foto: Reprodução)
Apesar de prejuízos, Snapchat tem resultado trimestral melhor do que o esperado
O Snapchat foi fortemente golpeado pelo Facebook nos últimos tempos, mas parece estar iniciando uma recuperação. De acordo com o resultado financeiro do último trimestre do ano passado, a base de usuários acelerou o crescimento e os prejuízos foram menores do que o esperado.
Depois que o Facebook incorporou recursos parecidos com o Snapchat a diversos dos seus aplicativos, especialmente no caso do Stories do Instagram, o app popular entre adolescentes parecia estar fadado ao esquecimento. O crescimento de usuários estava abaixo do esperado, e a empresa passou a registrar prejuízos cada vez maiores.
Isso começou a mudar, e aparentemente o novo design do aplicativo teve papel importante nisso. Apesar de não ter sido bem recebido por parte dos usuários, o CEO da Snap, Evan Spiegel, diz que o app ficou mais simples e fácil de usar. Como consequência, o Snapchat teve crescimento de 5% na base de usuários no último trimestre de 2017, chegando a 187 milhões de usuários ativos por dia. No trimestre anterior, o crescimento tinha sido de apenas 2,9%.
Além do novo design, o Snapchat também começou a buscar usuários fora dos Estados Unidos. Isso pode ser observado em diversas melhorias feitas na versão para Android do aplicativo. A receita da Snap nos países em desenvolvimento saltou de US$ 6 milhões para US$ 26 milhões.
A receita trimestral total da empresa foi de US$ 285,7 milhões, e o prejuízo no período foi de US$ 350 milhões. A expectativa de analistas era de que a receita fosse de US$ 255 milhões, com prejuízo de US$ 405 milhões.
Apesar do resultado ter sido melhor do que o esperado, é cedo para dizer que o Snapchat encontrou definitivamente um caminho para o crescimento. Mas, pelo jeito, o novo design e um foco maior no resto do mundo estão dando bons frutos para a empresa.
Via: Olhar digital
As gêmeas de Ivete Sangalo nasceram em pleno Carnaval
Helena e Marina vieram ao mundo na manhã deste sábado, em Salvador
Via: Twitter
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